Pular para o conteúdo

Cerveja tem estilo!

março 23, 2013

Para que uma cerveja possa ser julgada em um concurso, deve-se separa-las em categorias, pois como já diz o ditado: “gosto é que nem cu, cada um tem o seu”, não seria justo que um jurado julgasse uma cerveja preta e uma cerveja de trigo de uma mesma maneira, pois são cervejas diferentes e cada uma tem as suas particularidades, por isso os estilos de cerveja nos ajudam a classificar e saber identificar as características desejadas ou não em determinada cerveja. Eu particularmente estou acostumado com o Guia de Estilo do BJCP, órgão americano que se dedica a classificar os diferentes estilos de cerveja, além de treinar juízes paras as competições. Recentemente esse guia de estilo foi traduzido ao português, tornando mais acessível essas informações. Existe também o guia da Brewers Association que não deixa em nada a desejar, porém ainda esta disponível somente em inglês.

O primeiro critério para se determinar a que estilo uma cerveja pertence, é a identificação da cerveja dentro de duas famílias, as Ales e as Lagers. Nas cervejas Lager a fermentação acontece no fundo do tanque de fermentação, característica da estranha de fermento chamada Saccharomyces uvarum, que possui como características também uma fermentação mais lenta e em temperaturas mais baixas que a Saccharomyces cerevisiae a estranha de fermento conhecida por Ale, onde a fermentação ocorre a cima do liquido.

Existem então duas famílias de cerveja, as de Baixa e Alta fermentação. Uma dica legal para poder lembrar qual cerveja fermenta aonde é lembrarmos que Alta e Ale começam pela letra “A” e assim por exclusão sobra Baixa e Lager.

Ale

Lager

Milhares de anos Relativamente nova
Fermentação em temperatura morna Fermentacao em baixa temperatura
Alta fermentação Baixa fermentação
Fermento– Saccharomyces cervisiae Fermento – Saccharomyces Uvarum
Cerveja pronta em +- 7 dias Cerveja pronta em 2 meses ou mais
Forte e de sabormais robusto Cremosa, com aroma e sabor mais sutis


Fontes:

JANSON, Lee W. – Brew chem 101: the basics of homebrewing chemistry

http://www.beer-faq.com/difference-ale-lager/

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: